O arroz de pato é uma receita tradicional Portuguesa e embora se diga nascida no Norte de Portugal, mais precisamente num seminário de Braga, é muito apreciada em todo o país.
A receita é fácil de preparar embora demore algum tempo pois realiza-se em três fases diferentes: cozer e desfiar o pato, cozinhar o arroz no caldo de cozedura do pato e tostar no forno depois de compor em camadas numa travessa.
Muito saborosa, caracteriza-se pelo seu interior cremoso e superfície estaladiça decorada com rodelas de chouriço. É um prato ideal para quando se tem muita gente a almoçar ou jantar.
Um bom arroz de pato tem a capacidade de me transportar directamente a casa dos meus pais, onde se prepara este prato frequentemente.
É o prato português preferido da Clara, a luso-italiana mais velha, e como em Itália não é tão fácil encontrar pato como em Portugal, que se compra em qualquer supermercado, quando a minha filha tem vontade de o comer tenho que o encomendar ao meu talhante de confiança.
ingredientes | ingredienti
- 1 pato de cerca de 2 kg de peso
- 500 gr de arroz “carolino”
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas
- bacon
- 1 chouriço
- queijo ralado
- azeite
- sal
preparação | preparazione
1. Numa panela com bastante água e sal colocar o pato, os dentes de alho, 1 cebola, um pouco de bacon e de chouriço e quando levantar fervura deixar cozer em lume brando cerca de hora e meia ou até o pato estar perfeitamente cozido.
2. Retirar o pato e deixar arrefecer. Desfiar muito bem a carne, picar o bacon e o chouriço cozidos e reservar a água de cozedura (caldo).
3. Numa panela colocar um fio de azeite e alourar a outra cebola bem picada, juntar o bacon e chouriço cozidos e deixar ganhar sabor. Juntar o arroz e envolver bem sem fritar.
4. Juntar um volume de caldo de pato equivalente ao dobro do volume de arroz usado. Corrigir de sal, mexer, tapar e deixar cozer cerca de 10 minutos sem destapar a panela.
5. Quando o arroz estiver quase cozido desligar o lume, dar-lhe uma volta e deixar repousar 1 ou 2 minutos com a tampa da panela semi-aberta.
6. Numa travessa de ir ao forno colocar metade do arroz, por cima o pato desfiado e finalizar com a outra metade de arroz. Por cima colocar queijo ralado e rodelas de chouriço.
7. Levar ao forno a gratinar na posição grill, 20 minutos a 180 graus.
nota final | nota finale
Acompanhar com vinho tinto e salada de verde a gosto.
SUGESTÕES
1. Aproveitar o que sobra de pato (e respectivo caldo de cozedura) para fazer empadinhas.
2. Usar arroz carolino para realizar esta receita pela sua grande capacidade de absorção dos sabores.