Dois livros de cozinha (“Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa” e “A Cultura Gastronómica em Portugal”) remetem a origem deste prato para a cidade de Lisboa, mais exactamente para o antigo Restaurante Estrela de Ouro. Alega-se que o nome desta receita seja um tributo a Raimundo António de Bulhão Pato (1828-1912), escritor, poeta, político, autor de receitas e, também, gastrónomo que tecia muitos elogios ao cozinheiro desse restaurante.
Este prato é muito apreciado em todo o Portugal e um petisco perfeito para um final de tarde de praia com uma cerveja gelada ou uma entrada saborosa de uma refeição.
Muito simples e extremamente rápido de preparar, os coentros que caracterizam o seu molho exaltam na perfeição o sabor das amêijoas.
Eu preparei esta receita durante as férias em casa dos meus pais, em Viana do Castelo. Cozinhei, portanto, sob o olhar atento da Elvira, uma cozinheira de mão cheia, que generosamente me ensinou os seus segredos e truques.
Deixo aqui a sua receita que, asseguro, é divinal.
ingredientes | ingredienti
- 2 Kg de amêijoas
- 80 gr de vinho branco
- 3 dentes de alho
- 1 malagueta
- coentros
- sal
- pimenta branca
- azeite
preparação | preparazione
1. Colocar numa panela larga um bom fundo de azeite e alourar os dentes de alho cortados às rodelas juntamente com a malagueta, os talos dos coentros e um pouco de sal a gosto.
2. Juntar o vinho branco e deixar levantar fervura.
3. Juntar as amêijoas e mexer de vez em quando. Deixar abrir todas se forem frescas ou cozer cerca de 10 minutos se forem congeladas.
4. Temperar com pimenta branca a gosto e corrigir de sal. Juntar alguns coentros bem picados. Deixar apurar e desligar o lume.
nota final | nota finale
Polvilhar coentros frescos por cima e temperar com limão antes de servir.
SUGESTÕES
1. Não esquecer o pão para recolher o molho.
2. Usar amêijoas frescas ou congeladas.
Na primeira opção é preciso limpar a areia: colocar em água fria com sal e mudar de água frequentemente, adicionando sempre sal. Passar bem por água e bater com as amêijoas numa superfície dura para assegurar que não ficou nenhum grão de areia.
Se se usar ameijoas congeladas bastará descongelar no frigorífico ou colocá-las ainda congeladas na panela.
3. Ter em atenção que os meses melhores para comer amêijoas frescas são os que têm R no nome, ou seja, de Setembro a Abril.