Muito típica das festas dos santos populares, a sardinhada, ou convívio à volta do assador das sardinhas, é muito apreciada em Portugal.
A maioria dos portugueses anseia o início do Verão para se poder deliciar com este prato simples, saboroso e muito saudável. É de facto no mês de Junho que as sardinhas são mais gordas, que a sua pele se separa melhor da carne e que a sua gordura dá mais sabor ao pão.
Na realidade as sardinhas são grelhadas nas brasas, e não assadas. O único tempero que levam é um pouco de sal grosso e embora sobre pão ou broa sejam irresistíveis, são também muito boas no prato com batata cozida ou assada e salada de pimentos.
A sardinha é pescada em águas nacionais, ao longo de toda a costa portuguesa. É um peixe bastante maior e sobretudo mais gordo em terras lusas que em Itália. Para além de normalmente serem mais compridas, em Portugal têm lombos bastante mais altos e “rechonchudos”.
A seguir ao bacalhau, é provavelmente o peixe que mais nos identifica, sendo até símbolo de Portugal. Veja-se por exemplo as sardinhas de louça de Bordallo Pinheiro ou as inúmeras imagens estilizadas que se vendem deste animal.
Existem várias formas de preparar as sardinhas nos receitários nacionais e são também muito usadas as de conserva. No entanto, cozinhadas desta forma são uma das 7 maravilhas da nossa gastronomia.
ingredientes | ingredienti
- 20 sardinhas
- 4 batatas
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- sal grosso
- salada verde
- broa ou pão
preparação | preparazione
1. Temperar as sardinhas com sal e deixar repousar cobertas com um pano.
2. Fazer as brasas.
3. Colocar numa panela com água e sal a gosto as batatas lavadas e cortadas ao meio. Dar uma entaladela. Bastarão 10 minutos depois da água levantar fervura. Escorrer bem as batatas.
4. Numa frigideira anti-aderente colocar os pimentos cortados em fatias finas a estufar.
5. Colocar as sardinhas numa grelha, sobre as brasas, e noutra colocar as batatas.
6. Ir molhando as brasas uma vez que a gordura das sardinhas que pinga sobre as brasas aviva o fogo.
7. Quando as sardinhas estiverem bem assadas de um lado (vê-se quando se soltam-se facilmente da grelha) virar e grelhar do outro lado.
nota final | nota finale
Os pimentos podem também ser grelhados nas brasas.
SUGESTÕES
1. Deve-se estar atentos a estes detalhes quando se vai comprar as sardinhas: a escama deve ser firme, a guelra vermelha, a pele lisa e olhos límpidos. O peixe, quando o dobramos levemente, deve apresentar-se rijo.
2. As sardinhas assadas também se podem fazer no forno.
Depois de repousarem com o sal grosso, colocam-se sobre grelha do forno, com o tabuleiro por baixo. Enfornam-se em forno pré-aquecido a 180 graus na posição de grill. Quando se soltam bem, viram-se. Devem precisar de 5 minutos por lado.
3. Não se usa qualquer tipo de gordura para temperar as sardinhas ou para untar as grelhas.