ESPARGUETE DA ROCHA
“Spaghetti allo scoglio” é uma refeição típica de toda a costa italiana embora se diga nascida na Campania, região ao sul de Itália.
“Scoglio” em italiano quer dizer rocha e o nome da receita tem a ver com o facto dela se fazer com os animais que aí vivem: mexilhão, ameijoas, lulas e camarões.
É um prato capaz de me transportar directamente para uma praia do Mediterrâneo onde os frutos do mar são mais pequenos que os nossos mas não por isso menos saborosos.
A receita é simples e prevê poucos ingredientes mas a sua cremosidade e intenso sabor a mar fazem com que seja um dos meus pratos preferidos para um almoço ao som das ondas do mar. Mas eu não sou a única a adorar “spaghetti allo scoglio”, é também muito apreciado pelas minhas filhas assim como pela grande maioria dos italianos, que o comem todo o ano.
ingredientes | ingredienti
- 320 gr de esparguete ou "linguine"
- 450 gr de mexilhão
- 300 gr de amêijoas
- 400 gr de misto de lulas e camarões
- 250 gr de tomatinhos
- 60 ml de vinho branco
- 1 dente de alho
- salsa
- sal
- azeite
preparação | preparazione
1. Começar por lavar, limpar e preparar os frutos do mar.
- Mexilhão: retirar a espécie de pêlo, puxando-o, e com a ajuda de uma faca raspar todas as impurezas da casca.
- Amêijoas: colocar em água fria com sal e mudar de água frequentemente, adicionando sempre sal. Passar bem por água e bater com as amêijoas numa superfície dura para assegurar que não ficou nenhum grão de areia.
- Lulas: cortar às fatias.
- Camarões: descascar.
2. Colocar água a ferver para cozer a massa. Adicionar sal grosso a gosto e juntar a massa quando a água estiver a ferver em cachão. Mexer de vez em quando.
3. Entretanto numa frigideira colocar um fundo de azeite, deixar aquecer e juntar os mexilhões e as amêijoas. Tapar e agitar de vez em quando até abrirem todos. Serão precisos cerca de 3 minutos. Reservar os mexilhões e as amêijoas e também a calda de cozedura coada.
4. Na mesma frigideira colocar um fundo de azeite, deixar aquecer, alourar o alho e juntar o misto de lulas e camarões. Fritar durante cerca de 3 minutos. Esfumar com o vinho branco e quando toda a arte alcoólica tiver evaporado juntar os tomates e sal a gosto. Deixar apurar durante cerca de 5 minutos.
5. Juntar os mexilhões e as amêijoas e misturar bem.
6. Escorrer a massa quando ainda faltam 2 minutos de cozedura e juntar aos frutos de mar. Acabar de cozer a massa na frigideira juntando a calda de cozedura dos mexilhões e das amêijoas. Mexer sempre.
7. Desligar o lume, juntar salsa picada a gosto e servir.
nota final | nota finale
Descascar os mexilhões e as amêijoas, reservando apenas alguns frutos do mar dentro da própria casca para decorar os pratos.
SUGESTÕES
1. Esta receita me duas variantes: com tomatinhos, como eu fiz, ou sem. No caso de não se usar os tomatinhos, aconselho a colocar um pouco mais de vinho para equilibrar a acidez e cremosidade da receita.
2. Eu gosto de usar “linguine” para fazer este prato, uma massa comprida, achatada e de textura lisa. Pode ser substituída por esparguete.