O Cozido à Portuguesa não precisa de grandes apresentações, o seu nome revela tudo: carnes, enchidos e legumes portugueses cozidos.
É reconhecido como um dos pratos mais antigos da gastronomia lusitana e, para além de ser uma refeição tipicamente caseira, encontra-se com muita facilidade nos menus dos restaurantes de comida tradicional.
Na realidade não se pode afirmar que este prato seja de origem 100% portuguesa. Em Espanha existe uma receita muito parecida, a “olla podrida” ou “cocido”, em França o “Pot-au-feu” e em Itália o “Bollito misto”. Variam um pouco os ingredientes e, naturalmente, os sabores das matérias-primas, nomeadamente a carne, mas a técnica utilizada é sempre a mesma: cozinhar alimentos em água, em lume brando.
O que realmente distingue o Cozido à Portuguesa dos cozidos no resto da Europa são os enchidos. E são estes que não podem faltar em nenhuma versão do Cozido à Portuguesa. Sim, porque como todas as receitas tradicionais, o Cozido tem inúmeras interpretações regionais e até familiares. Cada região prefere as suas carnes e os seus legumes, cada família tem os seus gostos, mas Cozido que é Cozido, e para assim se poder chamar, tem que levar pelo menos um chouriço de carne e um de sangue.
Em casa dos meus pais nunca apanhei uma orelha de porco ou nabos no Cozido, embora muitos portugueses não possam passar sem, por exemplo. No entanto, a última rodela de “sanguinha” era sempre disputada entre os 5!
Deixo a versão de Cozido à Portuguesa da minha casa, mesmo que com carnes italianas, os enchidos são 100% tuga! …fica a falta uma boa couve portuguesa 🙁
ingredientes | ingredienti
- 450 gr de entrecosto de porco
- 800 gr de pernil de porco
- 350 gr de barriga de porco
- 700 gr de carne de vitela (chambão e rabadilha)
- 900 gr de frango
- 1 chouriço de carne
- 1 chouriço de sangue
- 1 couve
- 6 batatas grandes
- 6 cenouras
- sal
preparação | preparazione
1. Colocar todas as carnes e enchidos numa panela grande bem cobertos por água com sal a gosto.
2. Deixar levantar fervura e cozer em lume brando por hora e meia.
3. Retirar as carnes já cozidas (frango, porco e enchidos), juntar todos os legumes lavados e descascados e cozer tudo por mais meia hora.
4. Retirar restantes carnes e legumes e reservar o caldo.
5. Partir em pedaços pequenos as carnes e legumes e os enchidos em rodelas.
6. Dispor numa travessa de servir e regar com um pouco de caldo.
nota final | nota finale
Manter a travessa sobre a panela com caldo quente para não arrefecer. Regar o prato com um pouco de caldo à medida que se vai comendo o Cozido para que este se mantenha sempre quente e húmido.
SUGESTÕES
1. Aproveitar parte do caldo para fazer um arroz branco de acompanhamento.
2. Aconselhar-se com o talhante de confiança na hora de comprar a carne.
3. Obviamente nada do que sobra do cozido é deitado fora. Aproveita-se tudo para fazer uma boa feijoada!