A Feijoada come-se em todos os países lusófonos: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau. Trata-se de um prato misto de carnes cozidas e feijão que normalmente se acompanha com arroz.
Como em todas as receitas tradicionais tem inúmeras versões. Mundialmente a feijoada brasileira é a mais conhecida, com o seu feijão preto e farofa. Em Portugal a escolha do feijão varia entre branco (no Minho) e vermelho (feijoada transmontana) e o que realmente distingue a feijoada Portuguesa das outras espalhadas pelo Mundo são, mais uma vez, os enchidos! Tal como acontece no Cozido à Portuguesa, também na feijoada não pode faltar o chouriço de carne, o de sangue e a farinheira.
Embora muitos minhotos usem o feijão branco, em casa dos meus pais sempre comi feijoada com feijão vermelho e portanto, à moda transmontana mas com enchidos do Minho!
A Feijoada que fiz aqui em Itália ficou maravilhosa com os restos do Cozido à Portuguesa e, portanto, com carnes italianas mas enchidos 100 % tugas. Acompanhei com um arroz branco no forno, feito com o caldo do cozido que me sobrou. Uma delicia que me transportou até casa!
ingredientes | ingredienti
- 400 gr de feijão vermelho
- restos das carnes, enchidos e legumes
- (do cozido à portuguesa)
- 200 gr de polpa de tomate
- 250 gr de arroz carolino
- caldo de cozedura do cozido
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- louro
- azeite
- sal
preparação | preparazione
1. Demolhar o feijão de um dia para o outro. Cozê-lo em água e salgar apenas quando estiver bem tenro.
2. Cozer todas as carnes, os enchidos e as couves em água com sal. Cortar tudo em pedaço. Eu usei os restos do Cozido à Portuguesa.
3. Preparar um refugado com cebola picada, alho e louro. Quando a cebola estiver bem dourada juntar a polpa de tomate e deixar apurar. Juntar as carnes e os legumes cozidos. Adicionar o feijão cozido e escorrido. Misturar tudo muito bem.
4. Juntar um pouco de caldo de cozedura das carnes e deixar apurar.
ARROZ NO FORNO
1. Alourar a cebola picada fina num fundo de azeite.
2. Juntar o arroz e tosta-lo ligeiramente.
3. Juntar um volume de caldo de cozedura das carnes equivalente ao triplo do volume de arroz usado. Corrigir de sal, mexer, tapar e deixar cozer cerca de 10 minutos sem destapar a panela.
4. Quando o arroz estiver quase cozido desligar o lume, dar-lhe uma volta e deixar repousar 1 ou 2 minutos com a tampa da panela semi-aberta.
5. Colocar em travessa de ir ao forno e levar a tostar em forno pré-aquecido a 150°.
nota final | nota finale
Servir com bom vinho tinto.
SUGESTÕES
1. Tradicionalidade a feijoada transmontana era feita de manhã cedo para depois ser aquecida. Todos os ingredientes ganham mais sabor e eu adoro uma boa feijoada no dia seguinte ou até congelada e descongelada!