O pão-de-ló um bolo doce, fofo e simples feito apenas com ovos, açúcar e farinha muito típico de Portugal mas com origem Italiana! É a versão lusa do “Pan di Spagna” criado pelo genovês Giovan Battista Cabona também conhecido por Giobatta.
Em Portugal tem origem conventual como grande parte da doçaria nacional. Tradicionalmente, o pão-de-ló era comido pelos abades mais ricos e era indicado em dietas de convalescença. Sendo um bolo simples mas muito saboroso, era muitas vezes oferecido às famílias em luto para as consolar.
A sua forma original é redonda com um buraco no meio e para fazer um pão-de-ló como manda a tradição é preciso ter duas formas de barro como as da imagem abaixo. Uma é forrada com papel almaço, onde se colocará a massa, e a outra servirá de tampa.
Actualmente existem várias versões de pão-de-ló: o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride e o de Arouca, só para nomear algumas.
Os ingredientes utilizados são os mesmos, sendo que a diferença está nas quantidades e proporções usadas. A temperatura e o tempo e de cozedura também variam de receita a receita e, portanto, alguns são mais húmidos outros mais secos.
No Minho, a minha região, este bolo é particularmente apreciado em ocasiões festivas, como a época natalícia e a Páscoa.
Cá em casa come-se todo o ano porque a Clara adora: diz que lhe lembra algodão-doce! E de facto faz lembrar por causa da sua doçura e leveza.
Apenas mais uma curiosidade sobre este bolo: os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita do pão-de-ló que se tornou num dos doces mais típicos do Japão, o “Kasutera“.
ingredientes | ingredienti
- 6 ovos (2 inteiros e 4 gemas)
- 125 gr de açúcar
- 75 gr de farinha
preparação | preparazione
1. Forrar uma forma com buraco no meio com o papel almaço. Dar a forma da forma a 4 folhas de papel que devem estar uma em cima da outra. Abrir as folhas em forma de flor e cobrir toda a forma. As folhas devem sempre sobrepor-se e para concluir é preciso passar uma folha por baixo da outra.
2. Bater os 2 ovos inteiros e as 4 gemas com o açúcar a uma velocidade média durante 15 minutos.
3. Aumentar a velocidade da batedeira para o máximo e bater durante mais 10 minutos.
4. Incorporar delicadamente com a ajuda de uma espátula de cozinha, e sempre de baixo para cima, a farinha peneirada.
5. Colocar a massa na forma forrada e bater a forma sobre uma mesa para rebentar eventuais bolha de ar e nivelar a massa.
6. Cobrir com outra forma e levar a cozer em forno estático pré-aquecido a 180° durante 30 minutos.
nota final | nota finale
É um bolo delicioso para todas as ocasiões: pequeno-almoço, lanche ou até conclusão de uma refeição!
SUGESTÕES
1. Usar duas formas metálicas, uma com buraco no meio e outra lisa, para recriar as formas tradicionais de barro.
2. Cozer menos tempo e uma temperatura mais alta para obter um pão-de-ló mais liquido dentro. Para saber se está com a consistência que se quer simplesmente bater na forma: se o bolo tremer mas estiver dourado fora está parecido com o pão-de-ló de Ovar!