LINGUINE CON PESTO DI RUCOLA

by RitaCameira
0 comment

“LINGUINE” COM “PESTO” DE RÚCULA

A palavra pesto vem de pestare que quer dizer pisar, moer, picar, triturar. Pode-se fazer “pesto” de vários ingredientes embora a primeira imagem que nos venha à cabeça quando se ouve esta palavra é o “pesto genovese“, ou seja, de manjericão.

No entanto, para fazer “pesto genovese” é preciso paciência para limpar delicadamente todas as folhas de manjericão, resistência para “pestare”, rigorosamente no almofariz, com movimentos rotatórios doces e prolongados e velocidade para fazer tudo no menor tempo possível e assim evitar a oxidação do ingrediente principal.

É por isso que, quando tenho vontade de comer uma massa cremosa e saborosa, mas pouco tempo para a fazer, opto por “pestare” outros ingredientes, como a rúcula, usando o robot de cozinha.

A receita resulta com um sabor mais amargo do que o clássico “pesto” já que a característica principal da rúcula é mesmo essa. No entanto, o sabor forte e decidido desta, aliado ao doce dos pinhões, ao do salgado do parmesão e ao do picante do azeite, equilibra-se quando se amalgama com a massa cozida “al dente” e o prato resulta muito cremoso e fresco. Maravilhoso para um almoço de fim de primavera ou Verão!

PESTO DI RUCOLA

Print
Serves: 4
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Rating: 5.0/5
( 1 voted )

ingredientes | ingredienti

  • 320 gr de "linguine"
  • 125 gr de rúcula
  • 60 gr de pinhões
  • 60 gr de parmesão ralado
  • 50 gr de azeite
  • sal grosso

preparação | preparazione

1.  Colocar a rúcula lavada e os pinhões no robot de cozinha.

2. Começar a moer e juntar o sal, o parmesão ralado e finalmente o azeite com o robot sempre em função.

3. Moer até obter uma mistura homoénea e cremosa.

4. Entretanto uma panela alta colocar água a ferver para cozer a massa. Quando a água estiver quase a levantar fervura, salgar a gosto. Deixá-la ferver em cachão e juntar as "linguine". Mexer de vez em quando e escorrer a massa quando estiver cozida "al dente", reservando um pouco da água de cozedura.

5. Colocar a massa escorrida numa travessa funda e larga e juntar o "pesto" de rúcula. Misturar bem e eventualmente juntar um pouco de água de cozedura para que o prato resulte mais cremoso.

 

nota final | nota finale

Polvilhar com parmesão ralado a gosto.

SUGESTÕES

1.  Usar rúcula selvagem para fazer esta receita.

2. Os pinhões podem ser subsistidos totalmente ou em parte por nozes.

outras receitas | altre ricette

Leave a Comment