MASSA À “NORMA”
A “pasta alla Norma” é símbolo de Catânia, cidade siciliana, e apreciada na Itália inteira. Tanto é que o dia 23 de Setembro é considerado o dia nacional da “pasta alla Norma”!
Trata-se de um prato de massa (normalmente de formato curto como “maccheroni” o “rigatoni”) temperada com molho de tomate enriquecido com beringelas fritas em azeite, “ricotta” salgada curada e manjericão fresco.
Existem duas versões para o facto desta receita se chamar assim e ambas estão relacionadas com a “Norma” de Bellini.
Para alguns foi Nino Martoglio, dramaturgo siciliano, que ao experimentar este prato exclamou: “È una Norma!”, querendo com isto dizer que era maravilhoso. Para outros a receita, que utiliza ingredientes tipicamente meridionais, foi aperfeiçoada, reelaborada e melhorada por um chef siciliano para celebrar a estreia mundial da nova Opera Lírica de Bellini.
Eu adoro esta receita de Verão. Normalmente substituo o molho de tomate por tomatinhos frescos, que salto na frigideira, e não frito as beringelas em azeite, como prevê a receita original, mas asso-as no forno. É esta minha versão da “pasta alla Norma” que hoje partilho.
ingredientes | ingredienti
- 320 gr de rigatoni
- 650 gr de tomates "piccadilly"
- 900 gr de beringelas
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 dente de alho
- ricotta salata
- manjericão
- azeite
- sal grosso
- sal fino
preparação | preparazione
1. Lavar, secar e cortar as beringelas em rodelas de 0,5 cm de altura. Colocá-las num tabuleiro, polvilha-las com um pouco de sal fino e cobrir com outro tabuleiro, colocando pesos por cima para fazer pressão. Deixar repousar pelo menos 1 hora.
2. Usar papel de cozinha para secar bem as rodelas de beringelas. Colocá-las num tabuleiro de ir ao forno, regar com um fio de azeite e assar a 180° na posição grill até estarem estaladiças (mais ou menos 20 minutos).
3. Entretanto preparar o molho de tomate: estalar num fundo de azeite o dente de alho. Quando este estiver bem dourado, retirá-lo e juntar tomates partidos em 4.
4. Quando os tomates estiverem bem cremosos, juntar a polpa de tomate. Misturar bem, temperar com sal fino a gosto e manjericão e deixar apurar.
5. Colocar água a ferver para cozer a massa. Quando a água estiver quase a levantar fervura, salgar a gosto. Deixá-la ferver em cachão e juntar os "rigatoni". Mexer de vez em quando e escorrer a massa quando estiver cozida "al dente".
6. Adicionar a massa ao molho e misturar bem.
7. Servir a massa com molho e juntar, já no prato, as beringelas cortadas em pedaços mais pequenos, ricotta salgada ralada e umas folhas de manjerição fresco.
nota final | nota finale
A ricotta salgada pode ser ralada em ralador de dentes largos ou finos.
SUGESTÕES
1. Para fazer esta receita devem-se usar beringelas escuras, compridas e rijas e é sempre importante coloca-las sob sal para perderem a água em excesso e o seu sabor amargo.
2. Podem sempre tentar fazer a receita original e fritar as beringelas em azeite ou, caso sejam adeptos de pratos mais leves, podem grelhar as beringelas numa frigideira anti-aderente sem qualquer gordura.
3. Esta receita deve ser feita com um formato curto de massa.