CEBOLADA
A chegada do Verão, e dos longos dias tórridos de Foligno, é marcada por duas receitas na casa da Ida, avó do Filippo: a insalata di riso e a cipollara!
“Cipollara” quer dizer cebolada embora o seu nome induza em erro. Sim, leva bastante cebola, mas o ingrediente principal é o tomate!
Não se encontra grande registo desta receita nos livros de cozinha. É um prato humilde, com pouquíssimos ingredientes, que se faz para aproveitar os tomates muito maduros. A sua história é mesmo essa: utilizar ingredientes que de outra forma seriam deitados ao lixo. O resultado? Uma maravilhosa sopa de tomate e cebola com a capacidade de restabelecer todos os sais minerais perdidos depois de um dia de calor abrasador.
SUGESTÕES
1. Os tomates devem estar mesmo muito maduros para fazer esta receita, por isso a Ida muitas vezes compra-os já bem maduros mas ainda os faz “esperar” mais um pouco em casa para estarem mesmo no ponto!
2. A “cipollara” aguenta 2 ou 3 dias no frigorífico e é óptima ligeiramente aquecida, mas também se pode passar com a varinha mágica e fazer um maravilhoso molho de tomate para temperar uma massa.