A açorda alentejana é uma sopa de pão típica do Alentejo.
Com origem árabe, este prato é muito antigo e símbolo daquela região. É simples, com poucos ingredientes, fácil de fazer e muito reconfortante.
Para fazer esta receita aproveita-se pão duro que é cortado em fatias, aos pedaços ou até mesmo desfeito com as mãos, temperado com alho, coentros e azeite e amolecido com água a ferver. Normalmente serve-se com um ovo escalfado ou estrelado por pessoa.
Quando se acrescenta algum ingrediente, a açorda passa a integrar no nome esse ingrediente: açorda de bacalhau, de marisco,…
A açorda também se come no resto de Portugal, mas distingue-se da açorda alentejana porque é mais seca e o pão duro e amolecido é posteriormente frito, resultando um acompanhamento compacto. No Alentejo, esta versão da açorda chama-se migas.
Tendo-se difundido por todo o país, cada região, e até cada casa, tem a sua versão. Hoje apresento-vos a receita do meu pai, que tenho escrita por ele no livro de receitas que os meus pais me ofereceram quando vim para Itália morar. 🙂
ingredientes | ingredienti
- 250 gr de pão duro
- 500 gr de bacalhau
- 1 pé de coentros
- 2 dentes de alho
- sal
- azeite
- 4 ovos
- vinagre de vinho
preparação | preparazione
1. Cozer bacalhau num 1,2 lt de água fria. Contar 10 minutos a partir do momento que a água levanta fervura. Desligar, escorrer o bacalhau, reservar a sua água de cozedura e desfiá-lo quando tiver arrefecido um pouco.
2. Refugar os dentes de alho e os coentros, ambos bem picados, num fundo de azeite.
3. Juntar as lascas de bacalhau e envolver bem.
4. Adicionar a água de cozedura do bacalhau, corrigir de sal e deixar ferver 5 minutos.
5. Cortar/desfazer o pão, que deve estar duro e é melhor se for saloio, em pedaços.
6. Numa travessa de servir, ou diretamente num prato de sopa, fazer uma cama de pão e sobre esta verter a água a ferver.
7. Escalfar um ovo por pessoa: numa panela de água, juntar sal e uma colher de sopa de de vinagre de vinho. Deixar levantar quase fervura e adicionar delicadamente um ovo de cada vez. Usar uma colher para ajudar a dar a forma e cozinhar durante 3 minutos.
nota final | nota finale
A quantidade de pão utilizada é indicativa, pode-se usar mais ou menos dependendo se se gosta da açorda mais ou menos líquida.
SUGESTÕES
1. Se não se tiver bacalhau ou água de cozedura do mesmo, pode-se fazer uma açorda alentejana clássica ou seja, somente com água a ferver.
2. Fazer ovos estrelados em vez de escalfados.