“ÁGUA COZIDA”
A “acquacotta” (água cozida traduzido em português) é um prato típico da cozinha de Viterbo e do sul da Toscânia.
É uma refeição pobre e simples que nasceu do engenho de um pastor chamado Ultimo. Passando o dia inteiro ao frio nos campos e tendo consigo somente água e pão duro, um dia decidiu aquecer essa água e nela cozer os legumes de folha verde que encontrou pelo caminho. Nascia assim uma sopa que se come até hoje com muita frequência naquelas zonas de Itália (Maremma Grossetana e Tuscia Viterbese).
Esta receita tem, de alguma forma, uma relação com a cozinha portuguesa uma vez que é também chamada “minestra di sassi” (sopa de pedras) pois os pastores juntavam à água quente tudo o que conseguiam encontrar nos campos, dependendo da estação, um pouco como na nossa “Sopa de Pedra“.
Para além de variar com a época do ano e dos ingredientes que se encontram, hoje em dia a receita também varia um pouco de zona em zona.
A versão que hoje vos vou apresentar é a da casa do meu amigo David Valeri, nascido e crescido em Viterbo. Usam-se legumes de folha verde como espinafres, chicória, acelgas ou o que mais se preferir e encontrar, tomates maduros, alho e batatas que cozem em lume muito brando. Por vezes, no fim da cozedura, juntam-lhe um ovo a pessoa, que escalfa no caldo e fica lá perdido chamando-se mesmo “uovo sperso” (ovo perdido), ou bacalhau.
Resta apenas colocar pão duro no fundo do prato, demolhá-lo com a sopa, regar com um fio de azeite e o jantar está servido!
ingredientes | ingredienti
- 500 gr de batatas
- 300 gr de tomates maduros
- 300 gr de espinafres
- 300 gr de grelos
- 4 ovos
- 2 dentes de alho
- pão duro
- azeite
- sal grosso
preparação | preparazione
1. Em cerca de 2 litros de água colocar a cozer as batatas e os tomates cortados em cubos. Adicionar os dentes de alho, juntar também os espinafres e os grelos cortados em tiras e temperar com sal a gosto.
2. Deixar cozer em lume brando por cerca de uma hora e meia.
3. Adicionar os ovos, um por pessoa, que devem escalfar em lume brando por 3 minutos.
4. Numa tigela ou prato fundo, fazer uma cama de pão, regar com a sopa tendo atenção em colocar um ovo em cada um/a. Adicionar ainda um fio de azeite.
nota final | nota finale
Deixar repousar uns minutos antes de comê-la para que o pão tenha tempo de amolecer e ganhar sabor.
SUGESTÕES
1. Substituir o ovo escalfado por bacalhau.
2. Se não tiverem pão duro, podem sempre tostá-lo antes de colocar no prato.
3. Esta receita não é bem uma receita, é mais um procedimento: podem juntar os legumes que preferirem!