CURGETES RECHEADAS
Uma das receita da Ida, a avó paterna no Filipo, que mais me recordam os almoços de domingo primaveris são as “zucchine ripiene“. Um segundo prato da tradição culinária italiana muito simples e fácil de fazer mas não por isso pouco saboroso.
Sendo um prato muito simples e familiar, cada casa tem a sua versão. Hoje vou-vos apresentar a da minha família italiana.
Esta receita é ótima para disfarçar os legumes ou a carne e “dar a volta” às crianças que embirram com uma ou com a outra. Aqui por casa tenho a Clara que está na fase que recusa carne e a Diana torce o nariz aos ingredientes verdes. Mas uma boa “zucchina ripiena” satisfaz as duas. Ou melhor: as três que vê-las comer sem birras não é coisa pouca! As coisas que uma mãe-cozinheira tem que fazer…
O recheio usado é o mesmo que se usa para fazer as almôndegas à italiana, as “polpette“, e como preparei recheio a mais, fiz também algumas!
ingredientes | ingredienti
- 8 curgetes pequenas
- 250 gr de carne picada
- 1 colher de sopa cheia de parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de pão ralado
- 1 gema de ovo
- 1 dente de alho
- 1 ramo de menta fresca
- caldo de legumes
- canela em pó
- noz-moscada
- sal fino
- azeite
preparação | preparazione
1. Preparar o recheio: juntar à carne picada 1 colher de sopa cheia de parmesão ralado, 2 colheres de sopa de pão ralado e 1 gema de ovo. Misturar bem e temperar com sal fino, canela em pó e noz-moscada a gosto.
2. Escavar as curgetes, depois de lavadas, limpas das pontas e cortadas ao meio, com a ajuda de uma faca fina ou, melhor ainda, um instrumento de cozinha próprio para o efeito, tendo o cuidado de não furar a ponta.
3. Rechear as curgetes com o preparado de carne.
4. Com o preparado de carne que sobrar fazer almôndegas.
5. Aquecer o azeite e nele alourar o dente de alho. Juntar também o ramo de menta.
6. Adicionar as almondegas e fritá-las, virando-as frequentemente.
7. Quando as almôndegas estiverem homogeneamente douradas, baixar o lume para lume brando e adicionar as curgetes recheadas.
8. Juntar o caldo de legumes, uma quantidade suficiente para cobrir o fundo da panela e deixar cozinhar por cerca de 1 hora, tapado, virando de vez em quando.
nota final | nota finale
As curgetes rechadas estão prontas quando estiverem homogeneamente tenras e tal verifica-se espetando um garfo.
SUGESTÕES
1. Escolher curgetes não muito grandes porque têm demasiadas sementes, mas também não muito pequenas porque senão é difícil furá-las e de seguida recheá-las.
2. Em vez do caldo de carne, usar polpa de tomate para cozer as curgetes, tal como se faz com as almôndegas.
3. Colocar um pouco de raspa de limão no recheio.