Um prato típico da Itália Central (Toscana, Marche, Umbria, Lazio e Abruzzo), a “panzanella” não pode faltar à mesa no Verão, quando os dias começam a aquecer e os termómetros a tocar os 35°C diariamente.
Eu confesso: não aguento o calor! E só de pensar em meter-me a frente do fogão para preparar o almoço e o jantar, começo a transpirar… É por isso que muitas vezes preparo uma boa “panzanella” e o assunto fica resolvido!
A “panzanella” é um prato muito antigo e pobre que nasce do aproveitamento do pão duro ao qual se adicionam os legumes da estação que se possam ter por casa.
Existem duas teorias sobre a origem desta receita. Por um lado acredita-se que nasça como um prato rural, para o qual se utilizavam os legumes que se dispunham na horta; por outro pensa-se que fosse o alimento do marinheiros que usavam a água do mar para demolhar o pão.
Também o nome levanta dúvidas. Para uns “panzanella” vem de “pane” (pão) e “zanella” (“zuppiera” que significa tigela de sopa); para outros de “panzana”, que originariamente significava “pappa” isto é papa).
Existem muitas versões para esta receita que se diferenciam de região em região, de zona em zona e até de casa em casa.
Aqui na Umbria, e na casa do Filippo, usam-se só legumes para temperar o pão demolhado e desfeito com as mãos, por exemplo, embora muita gente lhe acrescente também ovo, atum e até queijos e use o pão inteiro, tipo “bruschetta“.
Eu hoje vou-vos apresentar a minha versão e desvendar alguns truques para que uma salada fresca e económica seja também muito fácil de digerir!
ingredientes | ingredienti
- 4 fatias de pão duro
- 2 tomates maduros
- 1 pepino
- 1 talo de aipo
- 1 cenoura
- 1 cebola roxa
- azeite
- vinagre de vinho
- sal
- pimenta preta
preparação | preparazione
1. Lavar, descascar e cortar o pepino em fatias largas 1 cm. Dispô-las bem distribuídas numa taça, salgar com sal fino, colocar outra camada e salgar. Cobrir e colocar a repousar no frigorífico pelo menos 30 minutos.
2. Cortar a cebola descascada em fatias muito fininhas, colocar numa taça com água, vinagre e uma pitada de sal. Cobrir e colocar a repousar no frigorífico pelo menos 30 minutos.
3. Desfazer as fatias de pão duro com as mãos e colocar de molho em água e vinagre.
4. Limpar o talo de aipo de todos os fios e cortar em cubinhos.
5. Descascar a cenoura e cortar em cubinhos.
6. Lavar os tomates e cortar em cubinhos.
7. Passar as fatias de pepino por água para retirar o excesso de sal, escorrer e cortar cada fatia em 4.
8. Numa taça grande colocar o pão espremido, juntar-lhe a cebola, também escorrida, e os restantes legumes.
9. Temperar com sal e pimenta preta a gosto. Regar com azeite e eventualmente corrigir de vinagre.
10. Misturar muito bem e deixar a repousar coberta no frigorífico.
nota final | nota finale
Servir bem fria.
SUGESTÕES
1. Servir como entrada ou como salada de acompanhamento.
2. Se quiserem enriquecer o prato e fazer dele uma refeição completa, basta adicionar a proteína que preferirem.