Uma “coentrada” significa uma grande quantidade de coentros. De consequência, fazer qualquer coisa “de coentrada” quer dizer cozinhá-la em molho de (muitos) coentros!
Os coentros, cujas folhas frescas são verdes brilhantes e muito recortadas, são uma erva aromática, da família da salsa, muito utilizada gastronomia típica de várias regiões de Portugal, sobretudo no Alentejo. Também as suas sementes, redondinhas e beijes, são muito apreciadas na culinária. Os coentros, em todas as suas formas, conferem aos pratos um sabor fresco e muito aromático.
Eu adoro coentros adicionado-os sempre que posso a pratos de peixe, marisco e até a saladas! Em casa dos meus pais sempre se utilizaram muito e, por sorte, o Filippo e as miúdas também gostam muito.
Os bifinhos de porco de coentrada ficaram gravados na memória do Filippo quando uma vez os jantou em Lisboa durante o seu Erasmus. Foi de tal forma “amor à primeira garfada” que andou durante anos a falar-me desta iguaria. Lá tive que ceder 😊 e, para lhe matar as saudades dessa especialidade, preparo-lhe esta receita que hoje partilho convosco!
ingredientes | ingredienti
- 4 bifinhos de lombo de porco
- 4 dentes de alho
- 2 colheres de chá de sementes de coentros
- flor de sal
- 5 colheres de sopa de vinagre de vinho
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
- 1 colher de chá de farinha maisena
preparação | preparazione
1. Num almofariz fazer uma pasta com 4 dentes de alho, 2 colheres de chá de sementes de coentros e flor de sal a gosto (eu usei 1 colher de chá bem cheia). Reservar.
2. Aquecer 4 colheres de sopa de azeite numa panela ou frigideira (que tenha tampa) onde caibam os 4 bifinhos de porco.
3. Sigilar a carne dos dois lados.
4. Retirar a carne da panela e reservar.
5. No azeite que ficou na panela, estalar a pasta de alho e sementes de coentros.
6. Adicionar 2 colheres de sopa de coentros frescos picados, 5 colheres de sopa de vinagre de vinho e misturar bem.
7. Voltar a colocar a carne na panela, tapar e deixar cozinhar em lume brando até a carne estar bem tenra, virando-a de vez em quando.
8. Colocar a carne numa travessa de bordas altas, dissolver 1 colher de chá de farinha maisena em cerca de 80 ml de água e adicioná-la ao molho de coentros. Mexer sempre e desligar o lume quando adensar.
9. Regar a carne com o molho e servir.
nota final | nota finale
Acompanhar com arroz branco e espinafres saltados.
SUGESTÕES
1. Usar lombinhos de porco para fazer esta receita.
2. Se não conseguirem encontrar coentros frescos (em Itália por vezes é difícil), podem utilizar folhas de coentros secas.