Português que é português adora tanto arroz como bacalhau, como já devem ter percebido acompanhando Sal&Saudade!
Se o português for do norte, como é o meu caso, então junta grelos à receita para obter uma refeição completa, saudável e muito saborosa.
Portugal é país Europeu com o maior consumo de arroz per capita, sendo que os portugueses chegam a ser conhecidos como os chineses da Europa. É raro não se consumir pelo menos uma porção por dia e o arroz português é cultivado nos estuários dos rios Sado, Tejo e Mondego: o carolino. Apresenta um bago branco, curto e gordo, tem um grande poder de absorção dos sabores resultando cremoso depois de cozido.
Em relação ao bacalhau, já se sabe: gostamos muito, gabamo-nos de ter uma receita para cada dia do ano e acredito que todos os meus compatriotas a viver fora de Portugal já levaram, pelo menos uma vez, bacalhau na mala! Como temos (pelo menos!) 365 receitas, temos modos de preparar este peixe para todos os paladares, carteiras e habilidades. A receita de hoje é muito rápida e fácil de preparar, nível principiante na cozinha!
Já os grelos são uma parte das flores das couves e dos nabos, muito utilizados no norte de Portugal. Têm um sabor amargo, que se suaviza escaldando-os primeiro em água a ferver, que combina lindamente com o sápido do bacalhau e a cremosidade do arroz carolino.
ingredientes | ingredienti
- 280 gr de arroz carolino
- 700 gr de bacalhau
- 700 gr de grelos
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- azeite
- sal
preparação | preparazione
1. Limpar os grelos e escaldá-los durante 5 minutos em água salgada a ferver.
2. Escorrê-los para agua gelada para que mantenham o verde intenso e de seguida escorrê-los bem e picá-los
grosseiramente.
3. Refugar a cebola e os dentes de alho picados num fundo de azeite juntamente com a folha de louro.
4. Adicionar o bacalhau demolhado, limpo da sua pele e partido em pedaços.
5. Deixar estufar durante cerca de 5 minutos desfazendo o peixe com a ajuda de uma colher de pau à medida que se vai cozinhando.
6. Juntar os grelos e misturar bem.
7. Adicionar à panela um volume de água equivalente ao triplo do volume de arroz usado corrigir de sal e deixar levantar fervura.
8. Adicionar o arroz, misturar bem, tapar a panela e deixar cozer durante cerca de 10 minutos sem nunca destapar a panela.
9. Desligar o lume, dar uma volta ao arroz e deixar repousar 1 ou 2 minutos com a tampa entreaberta antes de servir.
nota final | nota finale
Quem apreciar picante pode juntar umas gotas de piri-piri.
SUGESTÕES
1. Demolhar bem o bacalhau: lavá-lo em água corrente e depois mete-lo de molho em bastante água fria e mudar a água pelo menos 3 vezes por dia durante 1 ou 2 dias, dependendo da altura das postas, de preferência no frigorífico e com a pele virada para cima.
2. Se tiverem bacalhau já cozido em casa, podem utilizar as suas lascas para fazer esta receita, aproveitando também a água de cozedura para cozer o arroz.
3. Os grelos podem ser substituídos por espinafres, que não precisam de ser escaldados antes de ser adicionados à panela onde o arroz vai cozer.