FARINHADA DE GRÃO-DE-BICO
A farinata di ceci ou cecina é uma tarte salgada muito baixa, uma espécie de pizza, preparada com apenas farinha de grão-de-bico, água, azeite e sal. Trata-se de uma receita muito simples, saborosa e verdadeiramente fácil de fazer.
A história da origem desta receita, como muitas vezes acontece com as receitas tradicionais, confunde-se entre factos e lenda. Conta-se que este prato nasce em 1284, aquando da vitória da Republica de Génova contra a rival Pisa na batalha da “Meloria”. Os navios de guerra genoveses, naquela ocasião, apanharam uma tempestade e como consequência, no porão o azeite verteu-se e os sacos de grão-de-bico abriram-se acabando por se espalhar, misturar e emprenhar-se de água salgada. Para poder recuperar um pouco das reservas alimentares, os marinheiros optaram por deixar a espécie de puré criado a secar ao sol, obtendo uma versão arcaica da “farinata di ceci“. Esta invenção, para celebrar a vitória na dita batalha, chegou a ser chamada de “o ouro de Pisa“.
Acredita-se portanto, que a receita tenha nascido na Ligúria, sido importada para a Toscânia e daí para outros lugares. Até para Ferrara através de um restaurante Liornês aberto no centro da cidade.
Como sabem, tenho uma ligação especial com esta cidade, tendo feito lá o Erasmus. Esta especialidade tem imensa fama entre os ferrareses que vão muitas vezes ao restaurante só para comer a padellata di ceci, como é ali conhecida.
E pensar que eu, durante o tempo de Erasmus, não a tinha descoberto… Felizmente foi uma das primeiras iguarias que comi quando visitei o Filippo pela primeira vez durante o nosso namoro à distância! Daí, de cada vez que voltei a Ferrara, não consegui deixar de comer aquela fatia de cecina bem quente, polvilhada com pimenta à saída do forno, para gostar a sua crosta crocante e deixar-me surpreender, sempre, pelo seu coração quase cremoso… é impossível de descrever só com palavras, têm que experimentar!
Cada cidade adotou um nome diferente para esta receita antiga, simples mas muito saborosa. É comida de rua perfeita já que é muito rápida de fazer, usa-se como alternativa ao pão mas muito mais substancial porque é rica em vitaminas e proteínas. Tradicionalmente coze-se em forno de lenha, numa forma de cobre, mas a receita que hoje vos vou apresentar fica muito bem quando cozida no forno de casa, e dá para enganar a saudade!
ingredientes | ingredienti
- 285 gr de farinha de grao-de-bico
- (aprox) 700 ml de água à temperatura ambiente
- 15 gr de sal fino
- 100 ml de azeite
preparação | preparazione
1. Peneirar a farinha para uma taça e juntar-lhe o sal, misturando.
2. Adicionar a água aos poucos e ir batendo com um batedor de arames até obter um composto líquido e espumoso.
3. Retirar a espuma com uma escumadeira.
4. Deixar repousar durante cerca de 3 horas tapado com pelicula ou um pano, mexendo de vez em quando para desfazer os grumos e não deixar depositar a farinha.
5. Adicionar metade do azeite à mistura, misturar muito bem, e com a outra metade untar bem duas formas redondas de 32 cm de diâmetro. A farinata de ceci (ou cecina) tem que ficar com meio centímetro de altura.
6. Cozer em forno pré-aquecido a 250ºC por cerca de 15 minutos.
nota final | nota finale
Polvilhar com pimenta preta e servir quente.
SUGESTÕES
1. O tempo de repouso da farinata di ceci varia consoante a temperatura exterior oscilando entre 2 horas nos dias mais quentes e 5 horas no inverno.
2. Adicionar um pouco de alecrim na superfície da farinata di ceci antes de cozer para dar sabor.
3. Servir com queijos curados.